Oficina Textual de Memórias Literárias para as OLP - 6.º ano - Aula 38

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Luiz Joaquim dos Santos
Professora: Luciene
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Série: 6.º Ano
Turma: A e B
Turno: Manhã
Conteúdo: Oficina Textual de Memórias Literárias para as Olimpíadas de Língua Portuguesa (3)
Semana 20 – Aula 38 – DIA: 19 / 07 / 2021 – Segunda-feira

Oficina Textual de Memórias Literárias para as Olimpíadas de Língua Portuguesa

ENTREVISTA


Preparando a Entrevista: Temas que podem despertar lembranças nos entrevistados

- Modos de viver do passado
Jeito de namorar, frequentar a escola, brincar, cozinhar, relacionar-se com os pais, modo de vestir, comprar, viajar, cultivar a terra, comercializar, produzir objetos, festejar datas especiais, participação na vida social.

- Transformações físicas da comunidade
Aparência das construções, ruas e praças de outros tempos, história da construção de edifícios, crescimento da cidade, da destruição da natureza, do lugar.

- Transformações da paisagem
Mudanças na vegetação, rios, praias e em outros elementos da natureza que fazem parte da localidade.

- Antigos lugares de trabalho
Uma fábrica que deu emprego a muita gente e fechou, uma fazenda onde as pessoas trabalhavam e moravam, uma empresa pequena que cresceu muito, uma venda que virou supermercado.

- Profissões que desapareceram
Por exemplo, os leiteiros e padeiros que vinham com suas carrocinhas entregar leite e pão, as costureiras que trabalhavam nas casas das pessoas, as datilógrafas com suas máquinas de escrever.

- Eventos marcantes
Uma grande enchente, uma festa tradicional, a visita de um presidente ou outra pessoa ilustre, o buraco que se abriu no chão e engoliu parte do bairro, um grande acidente, uma vitória marcante do time da cidade.

- Origem da comunidade
Lembranças de como tudo começou, como, de onde vieram os primeiros habitantes, como eram as primeiras moradias, escolas, hospitais.

- Moradores ilustres
Pessoas que marcaram a história da comunidade, em razão de suas ações - sejam elas positivas ou negativas - ou porque eram conhecidas por todos do lugar.

- Lendas e narrativas da tradição oral
Histórias envolvendo personagens folclóricos e narrativas de assombração, contadas no passado.

ROTEIRO PARA A ENTREVISTA:


O B S E R V A Ç Ã O :

- O roteiro para a entrevista é apenas um estímulo; são perguntas que podem ou não serem feitas ao(a) entrevistado(a) que você vai escolher para conversar e realizar a sua entrevista.

- Colete dados pessoais e escolha algumas perguntas para serem feitas ao entrevistado, anotando as respostas. Você pode fazer todas estas perguntas, ou apenas algumas, ou outras que você quiser.

- Lembrando mais uma vez que são apenas sugestões de perguntas a serem feitas ao(a) entrevistado(a). Você pode elaborar outras perguntas que achar mais interessantes a fazer para a pessoa que escolheu para entrevistar. Não esquecendo de anotar tudo, todas as respostas.


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM

- Escolha uma pessoa para você entrevistar e colher informações que servirão de base para o texto de Memórias Literárias que você escreverá em outra aula mais adiante. Procure escolher uma pessoa para entrevistar que possa apresentar um depoimento (entrevista) envolvente, histórias interessantes, “causos”. Faça perguntas e anote as respostas na folha seguinte e acrescente outras perguntas se quiser, ou retire alguma. Se for possível, grave a entrevista com um celular para não perder nenhum detalhe. As sugestões abaixo são apenas uma base para a sua entrevista.

SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA A ENTREVISTA:

1 – Qual é o seu nome completo? Onde o(a) senhor(a) nasceu? Em que data? (PERGUNTA OBRIGATÓRIA)

2 – Há quanto tempo mora no local/cidade?

3 – Conte sobre sua trajetória de vida.

4 – Como era a cidade que o senhor ou a senhora foi criado(a)?

5 – Qual foi o fato marcante do lugar onde o(a) senhor(a) morava?

6 – Relate para mim um fato feliz e um fato triste.

7 – Quais eram as brincadeiras? O que o(a) senhor(a) fazia para se divertir?

8 – Como eram os costumes da época em que era mais jovem?

9 – O que existia antigamente na época que era novo e hoje não existe mais?

10 – O que o(a) senhor(a) gostaria que continuasse do seu tempo de infância ou mocidade?

Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url