CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS Crônica Jornalística

Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Luiz Joaquim dos Santos
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Série: 9.º Ano        Turma: 
A         Turno: Manhã
Semana 09 – Aula 18 – DIA: 07 / 05 / 2021
Conteúdo: Crônica Jornalística

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Entregar até 06/05/21

- Leia o texto e depois responda:

Um jogo que é uma vergonha

            Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
            O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio.
            Times iguais
            Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
            Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
            Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola
            Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
            Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.

BONASSI, Fernando. In Vida da gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de S. Paulo) - 07/02/97.

QUESTÕES

1.º) O texto “Um jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?
a) (      ) que aceite suas ideias.
b) (      ) que rejeite suas ideias.
c) ( X ) que reflita sobre o assunto.
d) (      ) que se divirta com o assunto.

2.º) O trecho: “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, “os caras jogam descalços e só de calção”. Significa que:
a) (      ) um time toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
b) (      ) um time tem tênis e o outro time tem camisa.
c) ( X ) um time é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
d) (      ) um time tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.

3.º) Esta crônica, de fato, compara:
a) (  X  ) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
b) (      ) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
c) (      ) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
d) (      ) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.

4.º) Quando o autor diz: “Nós que temos escola e casa” e “Isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”, as palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:
a) ( X ) do autor e de todos os leitores.
b) (      ) dos leitores que são conhecidos do autor.
c) (      ) dos ricos.
d) (      ) do leitor.

5.º) De acordo com o autor da crônica, diante da situação que é discutida:
a) (      ) “a gente” não pode fazer nada.
b) (      ) “a gente” pode fazer uma aposta.
c) (      ) “a gente” pode jogar.
d) ( X ) “a gente” pode jogar um jogo justo.

6.º) Quando o autor fala sobre “jogo justo”, ele quer dizer que:
a) (      ) as pessoas podem jogar mesmo sem saber.
b) (      ) as pessoas justas às vezes perdem.
c) (      ) as pessoas jogam um jogo besta.
d) ( X ) as pessoas podem ajudar a fazer justiça.

7.º) O tema central da crônica é:
a) ( X ) desigualdade.
b) (      ) miséria.
c) (      ) futebol.
d) (      ) crianças de rua.

8.º) O que faz deste texto uma crônica?
a) (      ) O autor descreve o que aconteceu com ele.
b) (      ) Percebemos que o autor escreve uma notícia, fazendo com que o leitor acredite nele.
c) (      ) Podemos percebe que ele conta fatos que acontecem no cotidiano, dando destaque para detalhes como a data e o local.
d) ( X ) Podemos perceber que o autor conta sobre um assunto cotidiano, acrescentando o seu ponto de vista, fazendo com que o leitor reflita sobre o texto escrito.

9.º) Ao ler esta crônica podemos refletir sobre:
a) (      ) Os pobres não tem nada porque não querem.
b) (      ) Pessoas que tem o que querem e pessoas que não querem nada.
c) (      ) Os ricos podem tudo.
d) ( X ) Pessoas que tem muito e pessoas que não tem quase nada.

10.º) Por que “Quem não tem, perde sempre”?
a) (      ) Porque não tem vontade de fazer as coisas.
b) ( X ) Pois sempre estará em desvantagem contra quem pode ter tudo.
c) (      ) Pois não corre atrás do que deseja.
d) (      ) Eles não tem porque não querem.

11.º) Por que o time de tênis e camisa ganha fácil?
a) (      ) O outro time não precisa ganhar.
b) ( X ) Eles estavam mais preparados e com mais equipamentos para jogar.
c) (      ) Eles já haviam treinado mais.
d) (      ) Eles tem mais vontade de jogar.

12.º) O campo do jogo é de:
a) (      ) cimento
b) (      ) água
c) (      ) areia
d) ( X ) pedra

13.º) De acordo com o texto, o jogo acontece num dia:
a) (      ) quente
b) ( X ) frio
c) (      ) de sol
d) (      ) de chuva

14.º) A crônica é contada por um narrador. Este narrador conta o que acontece como se falasse...
a) (      ) com os personagens
b) (      ) consigo mesmo
c) (      ) com outro narrador
d) ( X ) com o leitor da crônica

Estude com dedicação e nada no mundo poderá afastar você dos seus sonhos!