Símbolos do Natal e Pronomes Demonstrativos - Atividades de Língua Portuguesa para o 6.º Ano

Símbolos do Natal

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 6.º C / 6.º E
Semana 30 – Aula 53 – Dia: 07 / 12 / 2020
Tema: Símbolos do Natal e seus significados
Conhecimentos Gramaticais: Elaboração de Cartão Natalino; Morfologia: Pronomes (Pronomes Demonstrativos)


O B S E R V A Ç Õ E S:
- NÃO precisa copiar o texto no caderno, mas C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

TEXTO NORTEADOR

O VERDADEIRO NATAL 


Símbolos do Natal

Há muito tempo atrás em uma cidade chamada Belém, nasceu um neném. Era filho do carpinteiro José e de Maria: uma mulher de fé. Deram-lhe o nome de Jesus. Até hoje brilha em todo mundo sua luz. Ao morrer em uma cruz, mostrou todo seu amor tornando-se um Salvador. Mas a morte não o derrotou. Ao terceiro dia, ele ressuscitou e vive para sempre entre nós, em nossos corações.

SÍMBOLOS DO NATAL E SEUS SIGNIFICADOS


1 – Coroa do Advento ou Guirlanda



Símbolos do Natal

É de ramos de pinheiro ou cipreste. Sendo verde é sinal de esperança e vida. Enfeitada com fita vermelha, simboliza o amor de Deus e a manifestação do nosso amor, na espera do nascimento de Jesus. Na coroa há 4 velas, uma para cada domingo do advento. Começa-se no 1.º domingo, acendendo uma vela e, à cada domingo, vamos acendendo as outras velas. As velas simbolizam a fé e a alegria por Deus.

2 – Presépio


Símbolos do Natal

Introduzido por São Francisco de Assis no século XIII, consiste na representação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu. O Presépio nos lembra o nascimento do Menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.

3 – Árvore de Natal


Símbolos do Natal

Simboliza o reino de Deus: ”Eu sou a árvore, e vós sois os ramos”. Quando iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o símbolo da vida da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.

4 – Pão Celeste


Símbolos do Natal

É uma espécie de hóstia, feita de trigo, sem fermento, cuja cor e forma podem variar. É usado na hora da Ceia, na Vigília do Natal. O pai da família quebra e reparte a hóstia entre os presentes, que desejam paz e boas festas uns aos outros, compartilhando a sua parte com todos; enquanto cada um come a parte que recebe. Este rito relembra a festa bíblica da libertação. Exprime a unidade e solidariedade da família que se alimenta com o mesmo pão em meio a votos de felicidade.

5 – Ceia


Símbolos do Natal

É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne. Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz.

6 – Sinos


Símbolos do Natal

Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que diariamente nos ajuda a chegar ao céu. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, se espalhe forte e penetrante por todos os ares.

7 – Anjos


Símbolos do Natal

Mensageiros de Deus na história da salvação. São sinal de que “os Céus se abriram e Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a comunicação de Deus.

8 – Estrelas


Símbolos do Natal

Os magos vindos do Oriente à procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela de 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vêm os homens para adorar a grande luz que é o Filho de Deus. Todo cristão é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...

9 – Velas


Símbolos do Natal

As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”. Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n’Ele, na sua luz; e assim, ser também com Ele, e como Ele, a luz do mundo.

10 – Arranjos Secos


Símbolos do Natal

O que está seco é porque não tem vida. Portanto, sempre que estivermos longe de Jesus, estaremos secos, pois só Ele é a Vida e comunica vida. Jesus veio até nós para que tudo se desenvolva, para que tudo tenha vida.

11 – Bolas Coloridas


Símbolos do Natal

As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.

12 – Cartões de Natal


Símbolos do Natal

Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois se originam da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um “FELIZ NATAL” de todo coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.

13 – Presentes de Natal


Símbolos do Natal

Figura o presente máximo, o dom de Deus, que é Seu Filho, e que nos foi dado como Irmão Primogênito.

CONHECIMENTOS GRAMATICAIS

Pronomes Demonstrativos

 Os pronomes demonstrativos são usados para indicar a posição daquilo a que se referem. Os pronomes demonstrativos relacionam-se com as pessoas do discurso, sendo estas:


· a 1ª pessoa (quem fala)

·  a 2ª pessoa (a quem se fala)

·  a 3ª pessoa (outra pessoa que não seja quem fala nem a quem se fala) 

Pronomes Demonstrativos 

 

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

 

Variável

 

Invariável

 

Pessoas do Discurso

Singular

Plural

 

masculino

feminino

masculino

feminino

 

1.ª Pessoa

Este

Esta

Estes

Estas

Isto

2.ª Pessoa

Esse

Essa

Esses

Essas

Isso

3.ª Pessoa

Aquele

Aquela

Aqueles

Aquelas

Aquilo

 Os pronomes demonstrativos variam em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural), a depender do nome ao qual se referem. Além disso, seu uso leva em conta uma das pessoas do discurso como referência.

→ “Estee suas variáveis são usados para:

- referir-se a seres ou coisas que estejam próximos da 1ª pessoa do discurso (aquela que fala);

- referir-se a períodos que estejam próximos do momento em que se fala (tempo presente);

- substituir o termo mais próximo no enunciado (isto é, o último mencionado), evitando repetição. Veja nos exemplos:


·  Estas obras que tenho em mãos são minhas preferidas.

·  Isto aqui está uma bagunça!

·  Gosto mais de cães do que de gatos, mas acho que estes [os gatos] dão menos trabalho.


→ “Essee suas variáveis são usados para:

- referir-se a seres ou coisas mais próximos da 2ª pessoa do discurso (aquela a quem se fala) ou, pelo menos, um pouco distantes da 1ª pessoa;

- referir-se a períodos um pouco distantes do momento em que se fala (passado ou futuro próximos). Veja os exemplos:


·  Você me empresta esse livro?

·  Isso não é nada perto do que eu vi.

·  Esses últimos meses foram difíceis.

 

→ “Aquelee suas variáveis são usados para:

- indicar seres ou coisas muito distantes da 1ª pessoa;

- referir-se a períodos (passado ou futuro) muito distantes do tempo em que se enuncia (tempo presente). Vejamos alguns exemplos:


·  Veja aquele vestido que ela está usando! É lindo!

·  Que saudades de minha infância.... Aquele tempo era tão bom!

·  O que é aquilo?

· Gosto mais de cães do que de gatos, mas acho que estes [os gatos] dão menos trabalho do que aqueles [os cães].


EXERCÍCIOS SOBRE O NATAL E PRONOMES DEMONSTRATIVOS
Entrega até o dia 10 / 12 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url