Campanha Outubro Rosa conta o câncer de mama

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 7.º A
Semana 21 – Aula 38 – Dia: 05 / 10 / 2020
Tema: Outubro Rosa
Conhecimentos gramaticais: Leitura e Interpretação Textual; Morfologia: Verbos

O B S E R V A Ç Õ E S:

- Dia 01/10 (Aula 37) corrigi Exercícios da Atividade da Aula 36 (dia 28/09).
NÃO precisa copiar o texto no caderno.
C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

TEXTO NORTEADOR

Outubro Rosa


Neste mês é realizada a campanha OUTUBRO ROSA, que é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. 

Outubro Rosa iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O primeiro vestígio da campanha Outubro Rosa no Brasil foi em outubro de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante todo o mês. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen. A cor rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Os laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

Outubro Rosa: conscientização na luta conta o câncer de mama


O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. 

Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade. 

O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas. 

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia. 

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.


CONHECIMENTOS GRAMATICAIS

Verbos


verbo é a palavra que indica ação (movimento), estado, fenômeno da natureza (meteorológico), ou desejo.

Exemplos:

 Ação (movimento):
Um homem já escorregou neste chão molhado.
O homem correu rápido.

 Estado:
Eu estou cansada.
A mulher ficou alegre.

 Fenômeno da natureza (meteorológico):
Nevou em Gramado.
Anoitecia rapidamente

 Desejo:
Quero um vestido novo. 
Nossos estudantes anseiam um bom emprego.

Os verbos são divididos em três subgrupos chamados de conjugações. Conjugar um verbo é dizê-lo em todas as suas formas nas diversas pessoas, números, tempos, modos e vozes.

São três as conjugações verbais:

verbos - conjugação verbal

O B S E R V A Ç Ã O :
O verbo pôr, assim como seus derivados (compor, repor, depor etc.), pertence à 2.ª conjugação, porque na sua forma antiga a sua terminação era em “er” = poer. A vogal “e”, apesar de haver desaparecido do infinitivo, revela-se em algumas formas de verbo: põe, pões, põem etc.


EXERCÍCIOS SOBRE CAMPANHA OUTUBRO ROSA E VERBOS
Entrega até o dia 08 / 10 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:


outubro rosa