Democracia e Responsabilidade Social / Concordância Verbal - Atividades de Língua Portuguesa para o 7.º Ano

concordência verbal - língua portuguesa

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 7.º A
Semana 23 – Aula 40 – Dia: 19 / 10 / 2020
Tema: Democracia e Responsabilidade Social
Conhecimentos gramaticais: Leitura e Interpretação Textual; Sintaxe: Concordância Verbal


O B S E R V A Ç Õ E S:
- Não houve aulas de Língua Portuguesa na Semana 22 dia 12/10 (feriado da Padroeira do Brasil) e 15/10 (feriado dia dos Professores).
- Dia 08/10 (Aula 39) corrigi Exercícios da Atividade da Aula 38 (dia 05/10).
NÃO precisa copiar o texto no caderno, mas C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

TEXTO NORTEADOR

Democracia e Responsabilidade Social


O termo Democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo) + kratos (poder). Em geral, democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos.

Responsabilidade Social é um conceito que engloba as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo, contribuindo para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

A época atual tem sua atenção voltada para a sociedade. O indivíduo começa a entender que sua responsabilidade vai além do pessoal, do familiar, a ter consciência de que a sociedade não é compromisso só do governo. A responsabilidade social deve se traduzir em crescimento para a cidade, em comunidades de sucesso. 

O cidadão se forma desde que nasce. A criança, sentindo-se respeitada pelo adulto, tendo suas necessidades atendidas, vai adquirindo a noção de respeito e o respeito vai fazer parte de sua vida. Conceituar cidadania e não a praticar é perder, para o aprendiz, o seu significado. São pelas atitudes dos adultos que as crianças passam a entender o conceito de justiça. Quando ouvidas, atendidas, vão se colocar na sociedade democraticamente, desenvolver a sociabilidade. É a experiência de vida quem vai lhe ditar a ideia de cidadania e, como reflexo dessa ideia, ela repetirá as atitudes, passando-as avante. O exemplo do adulto é fundamental. Se o adulto é respeitoso, solidário, a criança o terá como referência.

Escola contribui com a responsabilidade social, desenvolvendo a consciência crítica da realidade, a compreensão de que o interesse social é mais importante que o individual, a fazer o aluno ver a realização como fruto do esforço comum. Ela deve se tornar um espaço de realização, criar formas de intervenção social, despertando interesse por atividades sociais.

Cidadania é reflexo, é vivência, cabe aos pais, aos educadores dar o exemplo no entendimento de que só existe cidadania praticando-a. Começa em casa, na escola, com a educação recebida e vai para a rua com a prática do respeito. Educar para agir com consciência todos os dias; cobrando deveres das autoridades, cuidando da cidade, respeitando as regras sociais. Assim, a criança compreenderá que nasceu para viver e não sobreviver, tendo seus direitos respeitados.

CONHECIMENTOS GRAMATICAIS

Concordância Verbal


Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará.

Exemplos:

Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Elas adoram quando as flores desabrocham na Primavera.

moça entrou no hospital.
Cristina e Eva entraram no hospital.

Ele só chegará no fim da noite.
Eu, tu e Cássiochegaremos ao fim da noite.

EXERCÍCIOS SOBRE DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL / CONCORDÂNCIA VERBAL
Entrega até o dia 22 / 10 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:

língua portuguesa
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url