Democracia, Responsabilidade Social e Artigos Definidos e Indefinidos

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene Castor Dantas Quintão
Turma: 6.º C / 6.º E
Semana 24 – Aula 42 – Dia: 26 / 10 / 2020
Tema: Democracia e Responsabilidade Social
Conhecimentos gramaticais: Leitura e Interpretação Textual; Morfologia: Artigos Definidos e Indefinidos

O B S E R V A Ç Õ E S:

- Dia 22/10 (Aula 41) corrigi Exercícios da Atividade da Aula 40 (dia 19/10).
- NÃO precisa copiar o texto no caderno, mas C O P I E os Exercícios para a correção no seu caderno a fim de verificar seus acertos e erros.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem. Porém, caso não consiga preencher o formulário e enviar, tire foto do exercício e envie no meu privado.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

TEXTO NORTEADOR

Democracia no Brasil


Democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, teoricamente, exercido pelo povo. Resulta em um sistema governamental que se forma pela livre escolha de governantes pela maioria da população, por meio de votação.

O Brasil, depois de 20 anos de ditadura, iniciou sua transição democrática com eleições livres, elegendo, pelo voto indireto, o 1.º presidente, José Sarney, em 1985.

Em 1988, uma nova Constituição foi promulgada e garantiu a democracia em seu primeiro parágrafo:

"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

O 1.º presidente eleito democraticamente no novo período foi Fernando Collor de Melo, nas eleições presidenciais de 1989.

No Brasil, os cidadãos elegem:

Vereadores - Cargo do Poder Legislativo municipal;
Deputados Estaduais - Cargo do Poder Legislativo estadual;
Deputados Federais - Cargo do Poder Legislativo federal (câmara dos deputados/câmara baixa);
Senadores - Cargo do Poder Legislativo federal (senado federal - câmara alta)
Prefeitos - Cargo do Poder Executivo municipal;
Governadores - Cargo do Poder Executivo estadual;
Presidente da República - Cargo do Poder Executivo federal.

Responsabilidade Social Individual


Possuir responsabilidade social individual é conseguir se colocar no lugar do outro mesmo em momentos de crise, é praticar a empatia, independente do próprio sofrimento. Exige enxergar além da própria dor, dos próprios dilemas e se importar com o outro de forma genuína e natural. É entender a importância do coletivo, do todo.

Vamos a alguns exemplos de responsabilidade social individual que podem ser praticadas na quarentena:

1. Repense sobre seu papel na sociedade - Observe formas para fazer a diferença na vida de outras pessoas, do planeta, dos animais e de tudo que faz parte de sua vida seja indireta ou diretamente.

2. Repense sobre o poder de sua influência nas redes sociais para o coletivo - A responsabilidade social individual não se resume somente ao fato de fazer reciclagem, tornar-se vegano, não roubar, não infligir leis ou praticar alguma forma de solidariedade, vai bem além, a forma como você influencia através das redes sociais seja positiva ou negativamente também é uma responsabilidade social.

3. Torne-se o melhor cidadão mesmo quando estiver sozinho - Aja eticamente mesmo quando não há plateias para aplaudir, importe-se em fazer o possível para deixar de herança para seus e nossos filhos e netos um mundo muito melhor do que o que encontramos.

4. Cuide da sua família - Todos fazemos parte de alguma família e as diversas famílias pelo mundo formam uma grande família. Como diz a famosa frase, “Se você deseja mudar o mundo, vá para casa e ame sua família”, porque o amor é capaz de formar cidadãos empáticos capazes de fazer escolhas que beneficiem a sociedade de forma geral, além de si mesmo.

CONHECIMENTOS GRAMATICAIS

Artigos


Artigos definidos e indefinidos são palavras que vêm antes dos Substantivos. Os Artigos classificam os Substantivos como definido ou indefinido, e também atribuem gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural) aos substantivos.

Determinando ou Indeterminando o Substantivo


- Artigo Definido (a, o, as, os) - O artigo definido é o tipo de artigo usado para determinar de forma precisa os substantivos que o seguem. Exemplos:

Maria Júlia foi à feira e comprou a banana. (O artigo definido especifica que Maria Júlia comprou a banana, e não qualquer fruta.)

A casa foi pintada na cor vermelha pelo pai de João. (O artigo definido determinou com precisão que não foi qualquer casa e sim, uma específica casa.)

- Artigo Indefinido (um, uma, uns, umas) - O artigo indefinido é o contrário do artigo definido, pois o indefinido não especifica com precisão os substantivos. Exemplos:

Maria Júlia contou para a irmã uma história. (O artigo indefinido não determinou com precisão a história que Maria Júlia contou, e sim qualquer história.)

Uma casa foi pintada na cor vermelha. (O artigo indefinido determinou que qualquer casa foi pintada, e não uma casa específica.)

Definindo gênero (Masculino ou Feminino)


- Artigo Definido (a, o, as, os) - Exemplos:

A prefeitura cadastrou todos os cidadãos. (Por estar acompanhada do artigo “a”, a palavra prefeitura é classificada como do gênero feminino.)

O aluno não entendeu o assunto sobre artigo definido e indefinido. (O artigo definido “o” indica que o substantivo aluno é classificado como o gênero masculino.)

- Artigo Indefinido (um, uma, uns, umas) - Exemplos:

Um banheiro da casa está sendo reformado. (O artigo indefinido “um” classifica que a palavra banheiro é do gênero masculino.)

Mariana comprou mais de uma bolacha doce na mercearia. (O artigo indefinido “uma” mostra que a palavra bolacha é do gênero feminino.)

Definindo número (Singular ou Plural)


- Artigo Definido (a, o, as, os) - Exemplos:

O menino e a menina brincam felizes. (O artigo “o” mostra que a palavra menino e o artigo "a" mostra que a palavra menina se encontram no singular.)

Os livros se encontram na biblioteca da faculdade. (O artigo definido "os" está no plural, e desta forma o substantivo livros também deve ser pluralizado.)

- Artigo Indefinido (um, uma, uns, umas) - Exemplos:

Eu comprei uma mochila roxa que estava na vitrine. (O artigo indefinido "uma" mostrou que eu comprei uma mochila roxa qualquer dentre as mochilas roxas que se encontravam na vitrine no singular.)

A filha do prefeito deu uns presentes para o pai no Natal. (O artigo indefinido "uns" mostrou que a filha do prefeito deu uns presente no plural para o pai sem precisar quantos ou quais.)

EXERCÍCIOS SOBRE DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL / ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS
Entrega até o dia 29 / 10 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR: