Dia dos Pais - Atividades de Língua Portuguesa para o 7.º A

dia dos pais

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Língua Portuguesa 
Professora: Luciene 
Turma: 7.º A 
Semana 12 – Aula 21 – Dia: 03 / 08 / 2020 
Tema: Dia dos Pais


O B S E R V A Ç Õ E S:

NÃO precisa copiar o texto.
C O P I E o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.


LEITURA DE TEXTO

Dia dos Pais 


O almoço de domingo do Dia dos Pais é uma tradição no Brasil, quando as famílias se reúnem para presentear os patriarcas. Mas, ao contrário do que muitos afirmam, o Dia dos Pais não foi criado apenas para estimular o comércio. 

Essa comemoração não tem uma data fixa internacionalmente, e surgiu por diferentes razões ao redor do mundo: 

- Estados Unidos – Em 1909, uma menina americana chamada Sonora Louise Dodd resolveu criar a data em Washington, para mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação. Ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. John criou todos sozinho, sendo sempre carinhoso e responsável, o que motivou Sonora. A menina escolheu o dia do aniversário do pai, 19 de junho, como a data comemorativa. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Mas foi só em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais no país. 

- Brasil – A data é festejada desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering importou a ideia. O primeiro Dia dos Pais brasileiro foi comemorado no dia 16 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, e assim permanece até hoje. 

- Itália, Espanha e Portugal – A festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. 

- Reino Unido – O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes. 

- Argentina – A data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes. 

- Grécia – Essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho. 

- Portugal – A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração. 

- Canadá – O Dia dos Pais é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial. 

- Alemanha – Não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique. 

- Paraguai – A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes. 

- Peru – O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles. 

- Austrália – A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade. 

- África do Sul – A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional. 

- Rússia – Não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de “o dia do defensor da pátria” (Den Zaschitnika Otetchestva). 

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples “Obrigado(a), Papai!” 

EXERCÍCIOS SOBRE O DIA DOS PAIS 
Entrega até o dia 06 / 08 / 2020 

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:

Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url