O que são Tecnologias Digitais e sua importância para a Educação - Atividades de Língua Portuguesa para o 6.º C e 6.º E

Tecnologias Digitais

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene 
Turma: 6.º C / 6.º E 
Semana 10 – Aula 17 – Dia: 20 / 07 / 2020 
Tema: Tecnologias Digitais 

O B S E R V A Ç Ã O:

- Não precisa copiar o texto.
- Copie apenas o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O que são as Tecnologias Digitais?


A educação é a base da formação humana. São utilizados vários instrumentos durante todo o processo de construção de conhecimento do mundo em que vivemos, pensando na formação de cidadãos efetivamente agentes de transformações. A presença das tecnologias digitais fez-se necessária nesta pandemia para que os estudos continuassem dentro de nossos lares e que a educação não fosse abandonada.

A tecnologia vem transformando o nosso dia a dia e com a educação não poderia ser diferente: a tecnologia digital é uma ferramenta que está a nosso favor na atualização dos mecanismos de ensino.

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e hoje não “sabemos” mais viver sem elas. O uso da tecnologia digital na educação em sala de aula e em casa contribui enormemente para o engajamento dos estudantes. 

A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na correta utilização dos softwares e aplicativos a fim de auxiliar o aluno a resolver problemas e a realizar tarefas que exijam raciocínio e reflexão. 

Quando falamos em tecnologias digitais vem logo a nossa mente: celular, notebook, computador etc., não é mesmo? Porém, as tecnologias digitais vão além disso. 

O uso dos recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes na aprendizagem dentro da escola ou em casa em qualquer modalidade de ensino. 

Temos uma diferença entre Tecnologia e Tecnologia Digital: tecnologia refere-se a modernidade e inovação melhorias e tecnologia digital é tudo que envolve computação, programação, equipamentos eletrônicos. Ou seja, celulares, computadores, notebooks, ipads, tablets, lousa digital etc.

Qual a importância das Tecnologias Digitais para a Educação?


A importância das tecnologias digitais no ambiente escolar, bem como na vida em sociedade, amplia as possibilidades na construção e aquisição de conhecimentos, pois o acesso as informações pode ocorrer em qualquer tempo e espaço.

Podemos aprender através de plataformas online, por meio de blogs (estão sendo ministradas as aulas de Língua Portuguesa), redes sociais etc., e a avaliação pode ser feita através de fotos ou até mesmo de questionários online.

Exemplos de como podemos aprender com as tecnologias digitais é ter acesso online de museus (Museu Nacional), oportunidades de cultural musical, teatral e visual (Itaú Cultural) e até consulta de obras literárias, livros e teses (Domínio Público)

No ensino-aprendizagem, as tecnologias digitais são primordiais e muito importantes para as aulas, pois, por meio delas, podemos aprender e apreender vários assuntos.

Por isso e muito mais, as tecnologias digitais são um trunfo para ser usado por todos nós em casa, onde podemos acessar a qualquer hora, como também na escola, para aprender, e daí a sua grande importância para a educação.

EXERCÍCIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Entrega até o dia 23 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:
Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url