Interpretação de Poema: São João - Atividades de Língua Portuguesa para o 7.º A

Festas juninas

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Língua Portuguesa 
Professora: Luciene 
Turmas 7.º A 
Semana 7 – Aula 12 – Dia: 02 / 07 / 2020 
Tema: Cultura Nordestina – Festas Juninas 


O B S E R V A Ç Õ E S:

- Copie o texto no caderno. 
- Copie o exercício no seu caderno.
- Responda o formulário que se encontra nesta postagem, o formulário é o exercício sobre o assunto.
- Se não conseguir responder ao formulário online, tire foto do exercício respondido no caderno e me envie.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO POEMA

São João (Rodrigues Apinajé) 

Minha fogueira de lenha seca,
Na rua, à frente de meu portão,
De um lado um monte de gravetinhos
Feitos à mão. 

Desde as seis horas, estou soprando.
Sempre abanando... sempre abanando... 

Não ardes!... Não! 

Um meu vizinho cortou mangueira, 
Com galhos grossos fez a fogueira
De lenha verde no mesmo chão,
Olha que chamas! Que labaredas! 

Minha fogueira de lenha seca... 
Que escuridão! 

Quando o vizinho fez a fogueira, 
A noite estava tão ventilada
E o meu vizinho soltou balão!....
Subiu!... Sumiu-se! Era uma estrela
Brilhando na imensidão!! 

Minha fogueira tão apagada! 
Nem uma aragem passa, na estrada,
Para subida do meu balão!
E eu penso devagarzinho:
– Será o mesmo São João,
esse São do meu vizinho?

EXERCÍCIO SOBRE O POEMA
Entrega até o dia 06 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:
Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url