Tecnologias Digitais: qual sua importância? - Atividades de Língua Portuguesa para o 7.º A

Tecnologias Digitais

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene 
Turma: 7.º A
Semana 10 – Aula 17 – Dia: 20 / 07 / 2020 
Tema: Tecnologias Digitais 

O B S E R V A Ç Ã O:

- Não precisa copiar o texto.
- Copie apenas o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Tecnologias Digitais: qual sua importância?


O uso da tecnologia digital tem modificado o modo como os jovens aprendem. Depois do ano 2000, uma verdadeira revolução tecnológica aconteceu, e os alunos de hoje demandam abordagens inovadoras quando o assunto é ensino. 

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs se integram em uma gama de bases tecnológicas que possibilitam a partir de equipamentos, programas e das mídias, a associação de diversos ambientes e indivíduos numa rede, facilitando a comunicação entre seus integrantes, ampliando as ações e possibilidades já garantidas pelos meios tecnológicos. 

Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais da informação e comunicação, também conhecidas por TDICs, têm alterado nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e de aprender. Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. 

As razões pelas quais as tecnologias e recursos digitais devem, cada vez mais, estar presentes no cotidiano das escolas, no entanto, não se esgotam aí. É necessário promover a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital. 

Nesse contexto, é preciso lembrar que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs. 

Enfim, a tecnologia digital na aprendizagem já não é mais questão de escolha. Afinal, o uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessas novas gerações fora da sala de aula. Por isso, a sua aplicação em benefício do ensino é um caminho fundamental para aumentar o dinamismo das aulas.

EXERCÍCIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Entrega até o dia 23 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:
Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url