A cidadania enfocando os valores morais e éticos - Atividades de Língua Portuguesa para o 6.º C e 6.º E

A cidadania enfocando os valores morais e éticos

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos 
Componente Curricular: Língua Portuguesa 
Professora: Luciene 
Turmas: 6.º C / 6.º E
Semana 9 – Aula 15 – Dia: 13 / 07 / 2020 
Tema: A cidadania enfocando os valores morais e éticos

O B S E R V A Ç Ã O:

Copie o texto no caderno.
- Copie o exercício no seu caderno.
- Não será preciso enviar foto do exercício respondido, pois você deverá respondê-lo no formulário que se encontra nesta postagem.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

A cidadania enfocando os valores morais e éticos


A ética consiste em um conjunto de normas que guiam o caráter dos indivíduos, no sentido de como eles irão se portar no meio social. A ética não é lei, pois as pessoas não sofrem penalidades do Estado por não cumprirem (algumas) normas éticas. 

A moral pode ser definida como o conjunto de princípios e costumes que orientam o comportamento do indivíduo, tendo como base os valores próprios de uma sociedade ou grupo social. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano. 

É muito comum ouvir algo como “isso é imoral” ou “isso é antiético”, sem que se explique os porquês ou se avalie se trata-se mesmo de eticidade e/ou moralidade. 

A moral pode mudar de acordo com a época, com o grupo de pessoas, com a religião ou com a região. Um mesmo tema pode deixar de ser moral e se tornar imoral em uma mesma sociedade, com o passar dos anos, é algo cultural, temporal. 

O que é ético, sempre vai ser ético. Ele é ético em si mesmo, independente do que as outras pessoas pensam ou valoram. Alguns conceitos como a verdade e a justiça, por exemplo, refletem uma conduta ética. Não vai mudar porque mudaram as pessoas, as religiões ou os séculos, é algo universal, permanente.

EXERCÍCIOS SOBRE O TEXTO
Entrega dia 16 / 07 / 2020

Responda ao questionário e não esqueça de clicar em ENVIAR:

Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url