Festas Juninas - Simpatias - Atividades de Língua Portuguesa para o 7.º A

Simpatias - Festas Juninas

EMEFEM Luiz Joaquim dos Santos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene
Turma: 7.º A
Semana 5 – Aula 9 – Dia: 18 / 06 / 2020
Tema: Cultura Nordestina – Festas Juninas 

O B S E R V A Ç Õ E S:

- Copie o texto no caderno. 
- Copie o exercício no seu caderno.
- Responda o formulário que se encontra nesta postagem, o formulário é o exercício sobre o assunto.
- Se não conseguir responder ao formulário online, tire foto do exercício respondido no caderno e me envie.
- Após responder ao questionário, clique em ENVIAR.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Simpatias das Festas Juninas 


Junto a quadrilhas, o forró e as comidas típicas, as comemorações populares dos dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) também têm como tradição as simpatias. As finalidades são diversas: trazer proteção, felicidade e dinheiro. Porém, os maiores pedidos nos festejos juninos são relacionados ao amor. A maioria das simpatias serve para ajudar quem quer "arrumar um casamento". Ou, como dizem no interior, “um casório”. 

Simpatias populares feitas durante as festas juninas


Confira dez simpatias que são populares durante as festas juninas: 

1 – Faca na bananeira mostra a inicial do seu futuro namorado(a)


Essa simpatia tem que ser feita na véspera da festa de São João (dia 23 de junho). Pegue uma faca nunca utilizada e coloque no caule de uma bananeira. No outro dia, tire a faca. O leite da planta vai formar uma letra, que é a inicial do seu amor. 

2 – Cravo, alecrim e manjericão garantem proteção e felicidade


No dia 24 de junho, tome um banho com uma mistura feita com cravo, alecrim e manjericão e peça proteção e alegria para São João. 

3 – Tire suas dúvidas sobre com quem namorar


Se está balançada(o) entre dois amores e não sabe quem escolher, escreva o nome deles(as) em dois pedaços de papel e jogue em uma bacia com água. O primeiro que desenrolar é o escolhido. A simpatia deve ser feita na noite de São João. 

4 – Sal para fisgar o pretendente


Essa simpatia é só para mulheres. Na noite de São João, vá até a mesa onde estão os quitutes da festa e jogue uma pitada de sal (que deve estar guardada na sua bolsa). Fale (mentalmente) “A boca que este sal provar é daquele que vai me amar”. Aí, é só ver quem vai comer o salgado. 

5 – São Jorge vai ajudar São Pedro a proteger a sua residência


Com um vaso da planta Espada de São Jorge, na véspera do dia de São Pedro, coloque a chave da sua casa em um copo com água e repita: “ São Pedro, apóstolo e guardião, envolva toda a minha casa em sua proteção”. No outro dia, despeje a água do copo no vaso com a planta e repita o pedido. 

6 – Pão de Santo Antônio para não lhe faltar comida


No dia 13, vá a igreja receber o “pãozinho de Santo Antônio”. O pão abençoado deve ser deixado com outros mantimentos da casa para que “não falte comida jamais”. 

7 – Santo Antônio casamenteiro


A primeira dica para conseguir um namorado (a) com a ajuda de Santo Antônio é pegar uma fita vermelha e amarrar na imagem do santo. Dê nós e faça o seu pedido. Depois reze e coloque o santo de cabeça para baixo. Só o desvire depois que conseguir conquistar o seu amor. 

8 –Simpatia do anel


Em noite de São João passa-se sobre a fogueira um copo contendo água, mete-se no copo sem que atinja a água um anel de aliança preso por um fio, e fica-se a segurar o fio; tantas são as pancadas dadas no anel nas paredes do copo quantos os anos que a pessoa terá de esperar pelo casamento. 

9 – Para ganhar dinheiro


Para ganhar muito dinheiro coloque três moedas no fundo de um pote de sal, mas cuide para que o sal nunca acabe, para que também não acabe o dinheiro. O sal traz sorte, pois espanta as energias ruins. 

10 – Para saber se o amor vai durar


Numa festa de São João, vá ate a fogueira e apanhe dois carvões de tamanhos diferentes e coloque-os numa bacia com água. Se os dois boiarem, o amor do casal terá vida longa. Se o maior afundar, é sinal de que o amor de um acabará antes. Se ambos afundarem o casamento vai acabar por decisão dos dois. 

EXERCÍCIO SOBRE O TEXTO
Entrega até o dia 22 / 06 / 2020

Responda ao questionário e no final clique em ENVIAR: 
Bons estudos
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url